A mastite geralmente é causada por uma infecção bacteriana, que pode entrar na mama através de rachaduras ou fissuras no mamilo durante a amamentação. Essas bactérias podem se multiplicar rapidamente, levando a uma infecção e inflamação do tecido mamário. E também pode ser causada por um acúmulo de leite nos ductos mamários, resultando em uma condição chamada mastite por estase láctea.
Os sintomas comuns da mastite incluem dor, vermelhidão, calor e inchaço na mama afetada. Outros sintomas podem incluir febre, calafrios, fadiga, sensibilidade aumentada na mama, sensação de mal-estar e presença de pus no leite materno em casos avançados.
O tratamento da mastite geralmente envolve uma combinação de medidas para aliviar os sintomas e tratar a infecção. Em conjunto com o tratamento médico, nossos especialistas podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço, com o uso de técnicas de massagem e equipamentos específicos com a laserterapia, além de estimular o fluxo de leite.
Se não tratada adequadamente, a mastite pode levar a complicações mais graves, como abscessos mamários (coleções de pus na mama) que podem necessitar de drenagem cirúrgica. Procure um tratamento precoce para poder ajudar a evitar complicações e acelerar a recuperação.
Agende uma avaliação ao entrar em contato conosco.